Home Cine, Rio Branco, Acre, 28 de fevereiro de 2016
Um filme para a vida toda. Embora não contenha aspectos importantes da biografia de Steve Jobs, traz inúmeras lições não apenas para os profissionais de tecnologia da informação, mas para qualquer um que tenha que lidar com equipes heterogêneas.
Depois de conhecer a história dele, passei a gostar ainda mais de tecnologia. Percebi que era uma área capaz de agregar diferentes pessoas, diferentes habilidades em torno de um único objetivo.
Andava descalço na universidade, estacionava na vaga para deficientes e dizia que um eletricista era um profissional "esquecível".
Tinha uma fixação pela aparência das coisas. Wozniac deixou os circuitos das placas tortos e ele pediu que corrigisse. O amigo retrucou dizendo que ninguém prestaria atenção num detalhe como esse. Porém, Jobs falou que cada pormenor é importante. O design das coisas contribuiu para uma melhor formação do preço dos produtos.
Tinha uma habilidade de reunir diferentes pessoas em torno de um único objetivo.
Jobs nunca se interessou em ser programador ou técnico em eletrônica. Poderia ter aprendido com Wozniak, mas preferiu ficar na parte gerencial da operação comercial. Com o pai, aprendeu a negociar e por isso transformou o que seu amigo tinha criado em algo extremamente lucrativo.
Embora não tivesse concluído a faculdade, tinha uma habilidade incrível com as palavras e as colocava na medida exata e no momento mais oportuno possível.
Na primeira rejeição das placas, Wozniak esbravejou com o comerciante, mas Jobs tomou a frente, disse as palavras certas e conseguiu convencer o homem a prosseguir com o negócio. Até mesmo no HOMEBREW Wozniak demonstrou não ter nenhum talento para a comunicação. Um era a corda, o outro a caçamba.
O SISTEMA SÓ PODE REPRODUZIR O SISTEMA.
Ele sempre soube que as provas e trabalhos que o sistema educacional produzia não formariam nada além de funcionários públicos ou privados. Em suma, ele acreditava que o estudo formal só criava peões para os ricos.
A HORA DA SUA MORTE ESTÁ ESCRITA. MAS A VIDA É UMA VIAGEM. UMA SERENIDADE A SUA REALIZAÇÃO.
A consciência de que nossa vida terminará dá um senso de urgência. Cada ação passa a ter um valor maior e cada passo é bem calculado. Tudo passa a ter mais beleza e algumas coisas perdem a importância.
Jobs investiu seu tempo aprendendo tudo o que poderia contribuir para o sucesso da empresa que tinha fundado. Até mesmo um curso de caligrafia aparentemente sem importância teve papel decisivo no projeto do computador da empresa.
A CALIGRAFIA É A EXPRESSÃO ARTÍSTICA E VISUAL DA COMUNICAÇÃO.
A comunicação eficiente é aquela que não apresenta ruídos e cumpre seu papel de informar. Uma letra legível é imprescindível para isso.
TEORICAMENTE NÃO HÁ LIMITES PARA O QUE O COMPUTADOR PODE FAZER.
A tecnologia evolui a cada dia. O ENIAC ocupava uma grande área de um prédio e calculava apenas a trajetória de projéteis dos equipamentos bélicos do exército americano. Porém, hoje fazem praticamente tudo e estão em todos os lares, seja na forma de PC, notebook, tablet ou smartphone. Livros, músicas, filmes, notícias, programas de TV e muito mais ao alcance de um toque. Em breve teremos a internet das coisas e realmente não haverá mais limite. para o que os sistemas computacionais poderão fazer.
NÃO É O QUE VOCÊ É QUANDO NASCEU O QUE IMPORTA, MAS O QUE VOCÊ FAZ COM O TEMPO QUE LHE É DADO.
Embora os pais de Jobs não fossem universitários, eles lhes deram uma educação que o tornou um mito da tecnologia. Seu pai era um excelente negociador e o levava durante suas viagens de negócio. Jobs o presenciou barganhando várias vezes e acabou incorporando essa habilidade.
A todo momento podemos aprender coisas novas e tudo tem um motivo para acontecer. Se ele não tivesse testemunhado as negociações do pai, a Apple não teria nascido.
SEJA O MAIS SIMPLES QUE PUDER. VAI FICAR SURPRESO DE VER O QUANTO SUA VIDA FICARÁ MAIS DESCOMPLICADA E MAIS FELIZ.
Steve levou isso ao pé da letra. Usava camiseta e calça jeans e tinha poucos móveis em casa apesar da enorme fortuna em sua conta bancária.
É uma verdadeira lição de simplicidade. Quanto menos nos apegarmos ao dinheiro e aos bens materiais, mais tempo nos restará para fazermos o que realmente importa para as nossas vidas.
EU NÃO CONSIGO TRABALHAR COM OUTRAS PESSOAS.
Desde cedo percebeu que não conseguiria trabalhar seguindo ordens. Sentia que deveria ser o gestor de alguma coisa, o líder de uma equipe de sucesso.
COMO ELES PODEM SABER O QUE QUEREM SE ELES NUNCA VIRAM ISSO?
Tinha uma visão natural de marketing. Acreditava que ao mostrar o computador para as pessoas elas ficariam encantadas.
MARKULA: ESTOU DISPOSTO A ASSUMIR O RISCO, MAS RISCO DISFARÇADO DE PROMESSA. STEVE, VOCÊ PARECE PROMISSOR. CONHEÇO ESSE OLHAR PORQUE EU MESMO TINHA. E ME DIZ QUE VAI FAZER COISA GRANDE.
Sua paixão pelos negócios ligados à tecnologia transpareciam em seus olhos e todos percebiam sua dedicação. Era meio preguiçoso para o trabalho braçal, como soldar placas ou programar e nunca se interessou por esse tipo de atividade. Preferiu se dedicar ao comando da equipe e empregar toda a sua habilidade de negociador.
Os investidores perceberam isso e decidiram colocar a grana que ele queria.
SE QUISERMOS FICAR LÁ EM CIMA, TEMOS QUE ARRISCAR TUDO. DYLAN, PICASSO, SE ARRISCARAM AO FRACASSO. SE QUISERMOS SER GRANDES, TEMOS QUE NOS ARRISCAR TAMBÉM.
O jogo de tudo ou nada era constante na vida dele. Não tinha medo de praticamente nada. Talvez por isso tenha ganhado alguns desafetos. Exigia perfeição e nem sempre as pessoas estavam na mesma sintonia. Porém, arriscar faz parte da vida e ele levava isso muito a sério. Enquanto Wosniak construiu uma placa apenas para uso pessoal, Jobs viu o mesmo equipamento como um negócio lucrativo.Ele tinha uma visão bem mais a frente do que a deus amigos.
TEMOS QUE TORNAR AS PEQUENAS COISAS SIMPLESMENTE INESQUECÍVEIS.
Desde cedo dedicou sua atenção às minúcias porque acreditava que cada mínima particularidade era capaz de encantar o usuário de seus produtos.
SE VOCÊ NÃO COMPARTILHA DO NOSSO ENTUSIASMO E NEM DA FILOSOFIA DESTA EMPRESA, SAIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário